“A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa Ver.”
(Ernst Haas)

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pau-brasil

Flor do Pau-brasil surge somente uma vez por ano. Tem quatro pétalas amarelas grandes e uma pequena no centro, de cor vermelha. Exala um odor muito peculiar e agradável, próximo do Jasmim, mas um pouco mais suave.            

 A madeira do pau-brasil (Caesalpinia echinata) tem uma cor avermelhada.O nome ‘Ibirapitanga’, em tupi, significa ‘Madeira Vermelha’.


O pau-brasil é uma espécie arbórea característica da Mata Atlântica, que ocorre do Rio Grande do Norte a São Paulo. Em muitas das regiões de ocorrência natural ela foi erradicada.




Primeira riqueza explorada pelos colonizadores, usada para a produção de corantes. A partir do séc. XIX, os arcos de violino de músicos profissionais passaram a ser produzidos exclusivamente com a madeira do pau-brasil.



Pesquisas realizadas apontam que mais de 96% da população brasileira desconhece que pau-brasil é a árvore nacional, de acordo com Lei n. 6.607 de 07/12/1978.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Cada fruta em seu tempo.

É... a estação das frutas já acabou mas acho que esqueceram de avisar isso para as do meu quintal!  Na época que tinha que dar, os pés estavam limpos, agora que já passou do tempo, eles começaram a florescer e dar seus frutos!
Tem alguns legumes e frutos no meio, mas isso não vem ao caso! rsrs  
Elas estão todas verdinhas a espera do tempo certo para amadurecerem e serem comidas! Tadinha delas! :( depois de tanto trabalho para ficar no ponto, vai um lá e arranca a bichinha do pé! kkkk
Eu fotografei algumas para colocar aqui! ( na verdade eu fotografei todas mas fica mais bonito falar alguma..!)


     Esses são os cajás ( ah, o nome corresponde a foto acima, ok?!) 


  Obviamente uma manga ! Só que essa é Carlotinha.



Olha...esse esta difícil ! Mas eu acho, repito , aaaachooo que é um  coco !!


Um limão mal focado...


  Essa é a flor da fruta ou fruto , sei lá , abaixo! 


 Esse é o Jambo! E bem diferentinho! Por dentro ele é branquinho e tem um cheiro que lembra um perfume bem suave!  Uma delicia por sinal!!



 Essas são as Seriguelas, ou se preferir Ciriguela e Siriguelas!  


  Esse é o famoso Tomate Cereja! Legal é que no talo, esta um pequeno coração! Próximo do meu nome.


Já esse é aquele Tomate que se encontra em qualquer lugar, a unica diferença é esse esta verde, no pé e sem os 50k de agrotóxico que normalmente se encontra neles! Não só neles como também em todos os outros legumes,verduras e frutas do mercado! 

 
 OOOooo uma banana! Ninguêm conhece essa!! ;P


 Tá , eu poderia ter tirado uma foto melhor desse Jiló! kkkk Esse é um tipo meio diferente deferente , ao contrario dos outros esse é vermelho ( não me digaaaa!!!) e a casca é um pouco mais grossa 


Essa dai já ficou melhor! kkk E, esse é o Jiló comum que vemos por aí!


                                                                That's all Folks

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Que venha as andorinhas!

As andorinhas invadiram São Vicente, em Araruama! 
Esse final de semana eu estava no sitio da minha tia lá , e tinha tanta andorinha que o parecia que tinham pichado o céu! Quando eu fui ver o vídeo que eu gravei na hora, parecia que ao invés de pássaros, tinha milhares  de gafanhotos voadores! 
Bom, eu pesquisei um pouco sobre as andorinhas, e vou colocar algumas informações que vocês não sentiriam nenhum falta! 
Ah, eu tirei esse texto do site do Brasil Escola ! deem uma olhada lá se vocês quiserem saber mais!
As andorinhas  são aves passeriformes de pequenas dimensões, pertencente à família Hirundinidae.
No mundo, são conhecidas cerca de 80 espécies de Andorinhas que estão distribuídas por todos os continentes, exceto a Antártida.A maior espécie do Brasil é a andorinha-grande (Progne chalybea), de cauda bifurcada, que mede cerca de 20 cm e pesa aproximadamente 43g.
São aves insetívoras, que se alimentam de insetos  que capturam durante o vôo, com o bico aberto, como se fosse um funil. Acredita-se que cada cria de andorinha necessita de aproximadamente mil e quinhentos insetos por dia para se desenvolverem. Para se ter uma idéia, em apenas 20 dias uma família de andorinhas é capaz de consumir mais de 200.000 insetos. Vale ressaltar que o emprego de inseticidas causa frequentemente a morte de muitas andorinhas, pois elas podem ingerir insetos envenenados, que de certa forma contribui para o declínio de sua espécie.

No inverno, as andorinhas abandonam os locais frios, a procura de alimentação farta e migram para locais mais amenos e no final do inverno voltam em bandos barulhentos à sua região natal. Este retorno anuncia que a primavera está chegando. Vale lembrar que a maioria das espécies de andorinhas pode viver até oito anos, com exceção da andorinha-do-mar, que pode viver por vinte anos.

Aqui vai o vídeo...

E algumas fotos!




A foto esta super mal tirada mas da pra ver que estava cheio de andorinhas! Na hora que eu tirei não vi que o ISO estava no 1600 , e a foto ficou muito clara ! Até tentei da uma escurecida mas não deu muito certo! :P  kkkkk

                                                           That's all Folks!